sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tipos de serviços

Serviço à Francesa


É o mais requintado quando se fala em etiqueta à mesa, deve ser realizado somente em festas especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). 

Neste serviço, devemos ter cuidados redobrados, nada pode "dar errado". 

O garçom deve vestir-se e postar-se de forma impecável (com uniforme e luvas). 

O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo possa servir-se.

Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar. 

O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, nunca deve esbarrar nos convidados e nem se encostar à mesa,enquanto serve. O garçom leva em bandejas os alimentos a serem servidos e cada convidado se serve da quantia desejada.


Serviço à inglesa


O serviço à inglesa também é um serviço requintado; o que o diferencia do serviço à francesa é que o convidado não precisa pegar nos talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará. 

É um serviço muito usado nos restaurantes.


Serviço Empratado

Segue a mesma regra para o serviço à Francesa, porém os pratos já vêm montados da cozinha, individual para cada convidado. 

É comum a confusão em Buffets de Serviço à francesa e empratado.


Serviço à americana – "O buffet"

Qualquer refeição, do café da manhã à ceia, pode ser servida à americana, isto é em forma de buffet. 

Este tipo de recepção é indicado para reuniões com um número grande de pessoas, para que os convidados fiquem mais à vontade para se servirem. 

Atualmente é bastante adaptada como forma prática e simples de receber amigos em casa; claro tudo isso sem perder o requinte e bom gosto à mesa.

A mesa poderá ser arrumada da seguinte forma: os pratos e talheres ficam empilhados num dos lados da mesa, um arranjo deve vir ao centro, e do outro lado as travessas com seus respectivos talheres.

Muito usado nos casamentos mais descolados, onde os noivos não querem uma festa engessada.

Nos demais tipos de serviços, temos que esperar o término do serviço para abrir a pista.


Serviço franco americano

Mesmo serviço do "buffet", porém a salada é servida empratada pelo garçons na mesa.

A sobremesa pode ser servida empratada também.


Agora é só escolher o tipo de buffet e o serviço e fazer 

AQUELA festa!!!!!



0 comentários:

Postar um comentário