segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Cerimônia Celta

Olá meninas e meninos!!!


Feliz 2012!!!


Meu primeiro post será sobre uma cerimônia super diferente que farei no Jardim Botânico no próximo Sábado!


Cerimônia Celta...


O que é?



"Através de um ritual que concede a palavra e a participação às pessoas mais queridas do casal, as bênçãos e as boas intenções fluem de forma muito emocionante e original.

A troca das alianças também é um momento muito importante durante o Casamento Sagrado. 

Através dos símbolos, representados por oferendas e das intenções, transmitidas através das palavras Padrinhos e Dagdas participarão ativamente de sua cerimônia de casamento, e desse modo, acontecerá a  perpetuação de bênçãos e emoções de um momento sublime.

Esse Ritual, embora tenha um toque mais contemporâneo e atualizado, é baseado em antigas celebrações do povo celta que acreditavam em laços físicos e espirituais entre duas pessoas.
Durante o Casamento Sagrado os amigos e familiares juntamente com a orientação da ritualista participarão da cerimônia, interagindo através de oferendas, músicas, mensagens entre outros detalhes que serão adicionados de acordo com o perfil de cada casal."

Os nove momentos da cerimônia
1. Introdução
Beatriz avisa aos presentes que a cerimônia acolhe adeptos de todas as religiões. Durante  a cerimônia, Beatriz explica para os convidados o que representa cada elemento. “Há uma riqueza de símbolos, mas é importante que as pessoas compreendam os significados”.
2. Ritos iniciais
É o momento da entrada dos pais do casal e do noivo. O caminho percorrido até o altar simboliza as escolhas de vida que os noivos fizeram até então. Perto do altar, há uma mandala no chão, feita com folhas e pétalas, chamada ponto de união. “Representa o ponto da vida em que os dois se encontraram”, explica Beatriz. O noivo aguarda ali.
3. Acolhida
É quando entram as crianças. Meninas jogam pétalas no chão, simbolizando pureza e graça. Já os meninos atiram sementes, símbolos da prosperidade, e tocam sinos, que representam alegria. Em seguida, entra a noiva, que encontra o noivo na mandala.
4. Purificação
Beatriz lava as mãos do casal com água e sal. “A água é transparente, como a nossa conexão com Deus”, diz Beatriz. “O sal serve como catalisador de energias negativas”. Em seguida, os noivos ficam ao lado da ritualista.
5. Oferendas
O casal escolhe previamente um ou dois amigos para serem “dagdas” da amizade, pessoas para representar bondade e sabedoria. Os dagdas preparam um texto sobre amizade e, nesse momento, lêem para os noivos. “Eles escrevem, mas eu dou assessoria”, diz Beatriz. Os padrinhos oferecem objetos especiais para os noivos, como um pote de semente para trazer prosperidade, uma mandala branca simbolizando paz ou velas representando sabedoria. Depois, acontece a “oferenda do amor”, em que a noiva lê uma carta que escreveu para o noivo, e vice-versa.
6. Palavra
Beatriz fala sobre a importância das alianças e, em seguida, entram os “dagdas da aliança”. São parentes, geralmente crianças, escolhidos pelos noivos, que entregam os anéis para a ritualista.
7. Alianças
Os pais dos noivos se aproximam do casal e seguram as alianças. Os noivos fazem uma leitura de agradecimento aos pais e, depois, a família da noiva entrega a aliança dela para o noivo, e vice-versa. “Significa que a família está acolhendo aquela pessoa”, explica Beatriz.
8. Troca de alianças
Sobre a mesa do altar, ficam alguns objetos representando os quatro elementos da natureza. A ritualista  pede para que o casal seja abençoado pela terra, representada por um prato de sal. A bênção do elemento água vem quando os noivos bebem um cálice com o líquido. O casal acende um incenso, cuja fumaça representa o ar, e uma vela, que simboliza a chama do amor. Por fim, as alianças são lavadas com água consagrada, preparada especialmente para o rito. Os noivos, finalmente, trocam as alianças.
9. Bênção final
A ritualista declara que os noivos foram unidos pelo poder do amor e da escolha, e, então, o noivo pode beijar a noiva. Os recém-casados deixam o local juntos, enquanto todos os presentes aplaudem sua saída.




Bem, na segunda-feira, postarei as fotos do casamento, ok

Até...

Lilian Delfino

0 comentários:

Postar um comentário