quarta-feira, 20 de abril de 2011

Dez questões para avaliar antes de se casar


O que Deus uniu, o homem não separa? 


Não é bem assim. 


Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), só em 2009, foram contabilizadas 95.576 separações legais. 


Sem contar as que não foram oficializadas ou o fim das relações que não estavam no papel. 


Para Laila Pincelli, psicóloga clínica especialista em terapia de casais, um dos motivos para um índice tão alto é a falta de diálogo antes do casamento. 


Os parceiros evitam ou nem lembram de conversar sobre certos assuntos importantes para se definir antes de subir ao altar.



Dez questões para avaliar antes de se unir a alguém
Sergio Savian, terapeuta especializado em relacionamentos e autor do livro “Amar Vale a Pena” (editora Landscape), entre outros títulos, ajuda a listar algumas reflexões importantes. Acompanhe:
 
1. Espere o fogo da paixão passar antes de se casar, assim você avalia melhor a pessoa. No começo, da relação ficamos embebedados pelo outro e não conseguimos vê-lo como realmente é.
2. Nada como um dia após outro para entendermos melhor uma pessoa, suas atitudes, reações etc. Procure casar com quem já conviveu durante um bom tempo. Ao menos dois anos.
3. Faça um bom test-drive antes do casamento. Com algumas pessoas temos uma boa química no sexo, com outras, não.
4. Pesquise o currículo afetivo-sexual do futuro cônjuge. Entenda como essa pessoa se comportou em outros relacionamentos.
5. Saiba se o seu amor está disposto a se unir ou se é uma necessidade sua. Para um casamento dar certo, os dois devem querer, sem pressões.
6. Faça de tudo para resolver os conflitos da relação. Conversem muito. Se necessário, peçam ajuda a um terapeuta antes do casamento. Depois, com a convivência mais próxima, tende a piorar.
7. Tenha clareza dos fundamentos da sua relação. A união está baseada em que? Beleza, posicionamento social e dinheiro vêm e vão. Amizade e cumplicidade são fundamentais.
8. Entenda a natureza de um casamento. Você está disposto a cumprir as obrigações que caracterizam um matrimônio?
9. Pergunte-se: você está tomando a decisão certa? Para saber a resposta, imagine-se para o resto da sua vida com a pessoa que escolheu para casar. Você consegue imaginar isso?
10. Verifique se você pode oferecer à pessoa com quem pretende se casar o que ela espera de você. E ao contrário: ela pode lhe dar o que você quer?

0 comentários:

Postar um comentário